segunda-feira, 21 de abril de 2008

Linux fica mais fácil de instalar

Marlos Mendes, O Dia

Rio - Contagem regressiva para o lançamento da nova versão de uma das distribuições Linux mais amigáveis, e adotadas do mundo. Na próxima quinta-feira, 24 de abril, chega ao mercado a versão final do Ubuntu 8.04, agora com atrações a mais para quem sempre quis experimentar o Linux, mas teve medo de causar algum dano ao computador. O sistema também roda a partir do CD, sem instalação alguma, e pode ser instalado a partir do Windows, sem danificar o atual sistema operacional.

“O objetivo é simplificar ao máximo a instalação, que parece ser a maior barreira para os novos usuários. Se ele errar ao particionar o disco e perder os arquivos que tem, ele desiste do Linux para sempre”, explica o administrador de sistemas Licio Fernandes, 22 anos, membro do conselho de representantes dos desenvolvedores Ubuntu no Brasil.

Com o assistente de instalação Wubi, a etapa de particionar o disco rígido é eliminada. O primeiro passo é baixar o arquivo ISO de graça na Internet e gravá-lo em CD. Para experimentar o sistema operacional livre sem instalá-lo, inicie o computador pelo CD. O processo exige mais memória RAM, o desempenho é inferior, e não é possível alterar configurações, mas dá para salvar os arquivos criados e alterados em disquete, CD ou pen drive.

A instalação a partir do Windows é ainda mais fácil. Coloque o CD no drive e escolha a opção para instalar o Ubuntu dentro do Windows, o espaço que será ocupado no HD, nome do usuário e senha. O sistema operacional é instalado como um programa qualquer. “Na verdade, o Wubi cria um arquivo dentro do Windows e ali instala o Linux”, explica Licio.

E pode ser desinstalado como tal no Painel de Controle. A instalação tem 724,2 MB. O sistema ocupa cerca de 2 GB, mas é bom reservar espaço para os arquivos que serão criados e gravados.

APLICATIVOS PARA NAVEGAÇÃO, TRABALHO E LAZER

O Ubuntu 8.04 traz um pacote de programas para acessar a Internet e tarefas de trabalho e lazer. Entre os atualizados estão o browser Firefox Beta 4, o cliente de e-mail Evolution, o cliente de torrents Transmission e o gravador de CD e DVD Brasero, que tem recursos similares ao popular Nero. Também estão lá o OpenOffice (para textos, planilhas e apresentações) e o Gimp, para edição de imagens. Um dos aplicativos que chamam a atenção é o simpático PidGin, para mensagens instantâneas. Ele é compatível com todos os protocolos (como MSN, GoogleTalk, Yahoo, entre outros) e permite reunir todos os contatos de todas as redes num só lugar.

Nenhum comentário: