quarta-feira, 16 de abril de 2008

Certificação faz a diferença

Cursos de especialização são cada vez mais exigidos por empresas da área de TI

Alessandra Horto

Rio - Não basta saber, tem que ser certificado. Essa é a ordem das grandes empresas que contratam novos profissionais para a área de Tecnologia da Informação (TI).

Diretor de um curso de formações oficiais em TI, Andre Kischienvsky explica porque as empresas preferem profissionais certificados. “A razão é simples: a empresa que contrata um profissional certificado não corre o risco de contratar alguém sem as competências técnicas necessárias. Ela pode concentrar a seleção nas características pessoais do candidato”.

Para Frederico Novaes,Gerente do Centro de Informática do Senac Rio, a certificação na tecnologia do fabricante é a mais importante nestes casos: Java para desenvolvimento de sistemas, os sistemas operacionais Linux e Microsoft, e programação de roteadores Cisco para suporte computacional voltado para redes.

O custo elevado de uma formação em TI diminui o número de profissionais especializados. Por isso, a maior dificuldade das empresas é achar alguém certificado, pois a formação ainda é escassa.

O primeiro passo é pesquisar uma área de interesse e depois buscar qual segmento você deseja se especializar. Uma formação Microsoft tem cerca de três cursos, por exemplo. Formação em WebDesigner, oito cursos. Ou seja, não vale atirar para todos os lados. Tem que ser objetivo.

Coordenador de um curso de informática, Leonardo Pitzer diz que o mercado de TI tem lugar para todos, mas o profissional deve buscar escolas que tenham reconhecimento, especialmente as que têm algum tipo de garantia de qualidade, como a autorização do ministério da Educação.

Quem já perdeu oportunidades por não ser certificado, sabe valorizar cada investimento. Eduardo Batistele, 24 anos, disse que já perdeu muitas chances de emprego antes da certificação. “Hoje é um diferencial de peso”.

Investimento médio de R$ 2 mil

Quem tiver interesse em fazer cursos de especialização ou certificação, deve saber que o investimento não vai sair baixo. O preço médio é de R$ 2 mil. A maioria dos cursos parcela esse valor, alguns em até 24 vezes. Apesar de pesar bastante no bolso, vale a pena, pois será o grande diferencial ao disputar uma vaga no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação.

Em tese, qualquer pessoa com segundo grau completo pode fazer as especializações. Contudo, o ideal é que a pessoa já tenha alguma noção sobre a área que pretende estudar. Dominar a língua inglesa também é fundamental, para que o futuro profissional possa se manter atualizado e também atender às novas demandas de exportação de software e serviços de TI.

ONDE ESTUDAR

MICROCAMP
Cursos de Tecnologia da Informação. Confira em: www.microcamp.com.br

ADV INFORMÁTICA
Programação, WEB e Cursos técnicos. Informações: www.cursoadv.com.br

INFNET
Certificação Microsoft, Macromedia, Adobe, Cisco, Oracle, entre outros. Acesse
www.infnet.com.br

SENAC RIO
Cursos técnicos e livres em Informática. Acesse www.rj.senac.br/informatica

MICROLINS
Montagem e Manutenção de Computadores e Redes. Em: www.microlins.com.br

SOS COMPUTADORES
Web Designer, Gestor de Prjetos, Operador de Sistemas, entre outros. Em: www.soscomputadores.com.br

Nenhum comentário: