domingo, 13 de abril de 2008

Google ganha com a oferta da Microsoft pelo Yahoo

AFP

O cerco indesejado da Microsoft ao Yahoo está virando uma novela dramática que, segundo analistas, dá grande vantagem ao rei de buscas na internet - o Google. Enquanto a gigante do software dos EUA diz que o domínio do Google é o motivo pelo qual está ávida para comprar o Yahoo, as tentativas da empresa da Califórnia de afugentar a Microsoft deixam o Google livre para se concentrar em fortalecer sua supremacia.

"Nossa grande vantagem agora é, que à medida que a situação vai ficando mais confusa, isso parece solidificar o prestígio do Google na indústria", disse Derek Brown, analista da Cantor Fitzgerald.

Esta semana, foram anunciadas várias manobras da Yahoo para repelir a Microsoft. Na quinta-feira, surgiu a informação de que a Microsoft explora uma aliança com a News Corporation, de Rupert Murdoch. As condições da possível transação incluem uma contribuição em dinheiro da News Corp. para ajudar a comprar a Yahoo e depois incorporar o site de relacionamento MySpace. A aliança seria uma mudança de lado da News Corp., que esteve entre os possíveis salvadores que a Yahoo procurou em busca de socorro, depois que a Microsoft surgiu com uma oferta de US$ 44,6 bilhões em fevereiro.

Neste ínterim, a Yahoo anunciou que iniciará um teste com a AdSense da Google para o serviço de busca, o que, no fundo, significa que a Yahoo está verificando o quão melhor o Google é em gerar dinheiro decorrente de publicidade online.

Os analistas concordam que uma aliança entre Google e Yahoo seria reprimida pelos órgãos de regulamentação dos EUA, já que as duas controlariam cerca de 90% do mercado de anúncios online. "A empresa que quer vir em socorro é o Google, mas eles sabem que os responsáveis pela regulamentação explodirão se fizerem isso", diz o analista da Gartner, Van Baker.

Também circula a notícia de que a Yahoo está se aproximando de um acordo com a America Online para juntar as duas operações de internet, que passam por dificuldades, e assim bloquear a tentativa de aquisição da Microsoft. A Time Warner, dona da AOL, pagaria por uma parcela de 20% da empresa combinada e a Yahoo usaria o dinheiro recomprar ações de seus próprios acionistas, que a Microsoft está ameaçando cortejar.

Se o Yahoo fizer uma aliança com a AOL e depois for comprado pela Microsoft, os recursos conjuntos abarcariam uma formidável área de sites quentes na Web. "A Microsoft e a Yahoo podem não ser uma ameaça para o Google, mas se Murdoch entrar no jogo, então será uma ameaça digna de crédito", disse Enderle.

Na segunda-feira, a Yahoo rejeitou o prazo de três semanas determinado pela Microsoft para aceitar a aquisição. Disse, porém, que está aberta a uma proposta mais "adocicada" da gigante do software ou de outra proponente.

"Creio que é inevitável", disse Baker, sobre a aquisição pela Microsoft. "Minha preocupação é que a Microsoft estrague tudo, e acabemos com o Google controlando 90% de setor de anúncios de qualquer forma e que a cultura do Yahoo desapareça".

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