domingo, 20 de abril de 2008

HP fabricará notebooks com 3G no Brasil

por Gustavo Brigatto, Itweb

A HP já está fabricando no Brasil uma linha de notebooks com modem 3G integrado. O HP Compaq 6910p, que tem um perfil high end, voltado ao mercado corporativo, chegará ao mercado nos próximos dez dias custando cerca de R$ 5 mil.

O computador será vendido com um chip GSM da TIM, que lançou nesta quarta-feira (16/03) sua rede 3G na freqüência de 850 MHz. A empresa oferecerá um teste gratuito do serviço por três meses.

Segundo Renato Ciuchini, diretor de planejamento estratégico e novos negócios da TIM, já no mês de maio, uma versão para os consumidores finais também deve ser lançada.

De acordo com Cláudio Carneiro, gerente de notebooks para o mercado corporativo da HP, parcerias com outras operadoras estão sendo estudadas e a venda do equipamento sem o chip da TIM será feita de acordo com as necessidades dos clientes corporativos. A marca Compaq foi trazida de volta ao mercado brasileiro pela HP no fim de 2007. A família do 6910 é fabricada no País desde o mês de agosto.

Carneiro afirma que a expectativa é de que nos primeiros meses sejam vendidas algumas centenas de unidades do equipamento, número que deve crescer com a aceitação dos usuários. Segundo ele, na linha de montagem, a integração do chip é semelhante à de um dispositivo de conexão Wi-Fi ou Bluetooth e ele sai mais barato que um modem externo. "Produzindo em volume, o custo ainda é mais baixo", comenta.

Para ele, a incorporação de modens 3G aos notebooks seguirá tendência semelhante à do Wi-Fi, com a vantagem de se ter acesso em qualquer lugar onde a rede está disponível e não em alguns pontos como aeroportos e cafés, como no caso do Wi-Fi.

Segundo recente estudo patrocinado pela Microsoft e pela GSM Association, os notebooks com chips 3G embutidos poderiam vender 46,5 milhões de unidades no mundo em 2008. Dos participantes da pesquisa, 60% comprariam um pacote de voz e dados com seu notebook. Já apenas 15% desejam comprar um equipamento adicional para fazer a conexão à banda larga móvel.

Nenhum comentário: