O Globo Online
NOVA YORK - O site de buscas na internet Google foi eleito a marca mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo no levantamento Brandz Top 100. O ranking, feito pela empresa de pesquisa em marketing e consultoria Millward Brown, lista as cem marcas mais valiosas, em dólares. O valor combinado de todas elas somou US$ 1,94 trilhão, em 2008, um crescimento de 21% em relação a US$ 1,6 trilhão de 2007.
A Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, permaneceu no topo da lista. A marca foi avaliada em US$ 71,4 bilhões, cifra 30% superior à de 2007. A General Eletric (GE) manteve sua colocação: ficou em segundo lugar, vendo seu valor crescer 15%, para US$ 71,379 bilhões. A Microsoft teve a terceira colocação, avaliada em US$ 70,887 bilhões, com valorização de 29%.
Em nota, a Millward Brown ressaltou que será preciso ficar de olho em marcas de países emergentes, como o Brasil, nos próximos anos. Entre as mais promissoras, a empresa cita Brahma, Petrobras e Bradesco.
O relatório também menciona o forte crescimento do valor das marcas asiáticas. Sete empresas que aparecem entre as cem mais poderosas neste ano vêm de Japão, Coréia e Hong Kong. Elas agregam um valor de US$ 11 bilhões para o ranking, com expansão de 7%. No entanto, o valor das quatro marcas chinesas que estão na lista cresceu 51%, somando US$ 124 bilhões. De acordo com o relatório, China Mobile, Bank of China, China Construction Bank e ICBC "estão apenas começando a se expandir para outros países e têm um forte potencial pela frente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário