quarta-feira, 30 de abril de 2008
Microsoft: falha atrasa atualizações de Windows XP e Vista
RIO - Uma falha de comunicação entre diferentes aplicativos levou a fabricante de softwares Microsoft a adiar a oferta de atualizações para seus sistemas operacionais mais demandados: Windows XP e Windows Vista.
Em comunicado, a Microsoft informou que um "problema de compatibilidade" entre o Windows XP e o aplicativo Microsoft Dynamics Retail Management System (RMS) , recurso de gerenciamento comum a sistemas em pequenas e microempresas. O problema também foi identificado entre o recurso RMS e o pacote de atualizações do Windows Vista (SP1) quando este últiom já havia sido oferecido aos usuários.
Na última semana, a Microsoft afirmou que finalizou o novo pacote de atualizações para Windows XP (SP3) e que disponibilizaria as novidades e ajustes nesta terça-feira.
"Com o intuito de garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível, decidimos adiar o lançamento do Windows XP SP3 para download no Windows Update e no Microsoft Download Center", informou a companhia em comunicado.
A Microsoft começou a oferecer o SP1 há pouco mais de uma semana na área de atualizações automáticas para usuários do Vista. A companhia não recomenda que os clientes com o Microsoft Dynamics RMS instalado acionem os pacotes de atualizações.
Na última semana o diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, admitiu que a companhia pode manter Windows XP no mercado se houver demanda .
Google prepara Google Ocean, sistema 3D dos oceanos e do mundo subaquático, dizem fontes
De acordo com o site, a companhia teria reunido um grupo de especialistas em oceanografia e segmentos ligados ao ambiente marinho que, desde dezembro do ano passado, estaria incrementando a ferramenta com aplicativos e recursos de diversas instituições qualificadas.
Segundo o Cnet.com, o Google Ocean ofereceria uma espécie de camada básica de informações na qual, como já acontece com o Google Earth e com o Google Sky, seriam acrescentados dados complementares sobre temperaturas das águas, marés, correntes de proliferação de algas e fenômenos meteorológicos, além de localizações de naufrágios e recifes de corais, informou o Cnet.com.
Para ampliar a base inicial de dados e imagens, o Google Ocean contaria com a contribuição de informações disponibilizados por agências oceanográficas, além de Ongs, universidades e de institutos de pesquisa em meio ambiente. Segundo o site, o sistema seria ainda mais avançado do que a adaptação do Google feita pela empresa francesa Magic Instinct Software ( http://www.justmagic.com ), que mesclou o Google Earth e dados oceanográficos para criar uma fonte de informações a profissionais do segmento.
Atualmente o Google Earth e o Google Sky contam com contribuições de órgãos do porte do Serviço Nacional de Parques Americanos e da Nasa, agência espacial americana.
Procurados pelo Cnet, porta-vozes do Google informaram que a companhia "não possui nenhum projeto a ser lançado agora".
sexta-feira, 25 de abril de 2008
É o fim da era dos antivírus, sugere a Panda
Um estudo realizado pelo PandaLabs, da Panda Security, mostra números assustadores: 72% das empresas e 23% das residências têm máquinas infectadas, mesmo usando proteção atualizada.
A pesquisa foi realizada num universo de 1,5 milhão de usuários. O motivo dessa aparente contradição, diz a Panda, é que as soluções de segurança não são mais suficientes para proteger os computadores do crescente número de ameaças que surgem todos os dias. Assim, muitos usuários têm suas máquinas infectadas acreditando que estão protegidos.
Nas conclusões do estudo, o PandaLabs cita a equipe de segurança digital da Austrália (AusCERT), segundo a qual 80% dos novos códigos maliciosos desafiam as defesas antivírus. O documento afirma que, apesar dos esforços dos fabricantes de antivírus, os problemas nessa área persistem.
Uma das razões fortes para isso é a mudança da motivação dos autores de malware. Antes, era o hacker, que desejava provar sua capacidade técnica ao invadir computadores e disseminar um cavalo-de-tróia, por exemplo. Agora, os vírus são criados com objetivos nitidamente criminosos, em geral para roubar credenciais e obter ganhos financeiros.
"Obviamente, ter uma solução de segurança ou um anti-malware instalado é melhor do que não ter nada, mas de forma alguma uma solução desse tipo garante que o usuário estará 'completamente protegido' das ameaças atuais da internet, do cibercrime, roubo de identidade e ataques maliciosos", diz o documento.
A Panda traça esse quadro preocupante porque acredita já ter uma solução para o problema. Trata-se de uma solução que, em vez de se basear num aplicativo instalado na rede das empresas ou no PC doméstico, tem o seu eixo na internet. Ou seja, é um serviço online que, ao encontrar algo suspeito na máquina local, checa-o com os dados de servidores que vão armazenando informações do mundo inteiro. Resta saber qual o grau de eficácia dessa nova abordagem.
Mesmo quando se encara o quadro traçado pela Panda com certo distanciamento, ainda sobra muito com que se preocupar. Até porque não é só a Panda que faz esse tipo de alerta. Outras empresas especializadas vêm batendo nessa mesma tecla. A era dos antivírus, tal como usado até hoje, parece estar de fato chegando ao fim.
Por Carlos Machado, INFO BLOG
Anatel libera TV por satélite da Embratel
De forma semelhante ao que fez a Telefônica, que no ano passado adquiriu a mesma licença, a Embratel se comprometeu a transportar para o Poder Executivo um canal de programação educacional em todas as escolas públicas federais, estaduais e municipais de ensino fundamental, médio e superior, sem quaisquer ônus.
A empresa também fornecerá um conjunto contendo antena receptora, decodificador e aparelho de TV para duas mil escolas selecionadas pelo governo. O canal educacional também estará disponível em todos os pacotes de programação oferecidos ao público.
Os compromissos assumidos, de acordo com nota da Anatel à imprensa, constarão nos termos da autorização da Embratel TVSat Telecomunicações, como foi chamada a nova divisão. O preço da licença é de 470 mil reais.
A Embratel já tem uma divisão que concentra suas operações de satélite, a Star One, que vende capacidade satelital para emissoras de TV, empresas e operadoras.
A companhia, controlada pela mexicana Telmex, também detém participação minoritária na NET Serviços, que opera serviços de TV paga e de banda larga por um rede de cabos.
Em teleconferência com jornalistas nesta semana, a NET afirmou que a entrada da Embratel no segmento de TV paga será complementar à sua atual rede, e não uma concorrência.
A rede de cabos da NET cobre 79 cidades, enquanto o DTH atinge todo o Brasil.
Reuters
Microsoft pode manter XP se clientes quiserem, diz presidente
LOUVAIN-LA-NEUVE, Bélgica - A Microsoft pode repensar os planos de descontinuar o sistema operacional Windows XP em 30 de junho caso os consumidores demonstrem interesse nele, disse o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer, acrescentando que até agora eles não fizeram isso.
"O XP está chegando ao fim da vida. Anunciamos a data. Caso as reações dos clientes variem podemos sempre mudar de idéia, mas no momento temos um plano para encerrar novas do XP", disse Ballmer em entrevista coletiva na quinta-feira.
A Microsoft anunciou que deixará de licenciar o Windows XP para fabricantes de computadores e que encerrará as vendas do produto no varejo em 30 de junho.
Ballmer disse que a maioria dos grupos de varejo está vendendo computadores com o Windows Vista, a mais recente versão do sistema operacional de sua empresa, e que a maioria dos compradores estava optando pelo Vista.
Mas alguns consumidores se queixaram de que não estão conseguindo comprar o XP nos computadores vendidos em lojas, ou em forma direta. Eles se queixam de que, a fim de conseguir o XP em suas máquinas, precisam comprá-lo como pequenas empresas.
"No ambiente de negócios, ainda temos clientes que compram computadores com o XP" porque os departamentos de tecnologia da informação muitas vezes precisam trabalhar com máquinas mais velhas, disse Ballmer.
O Vista requer processador de alta velocidade, instalado apenas em computadores mais novos.
Ballmer também foi perguntado se sua empresa apelará da multa de 899 milhões de euros (1,42 bilhão de dólares) imposta pela Comissão Européia, em fevereiro.
"Não tenho nada a dizer sobre isso hoje, lamento", respondeu o executivo.
A empresa precisa decidir até o começo de maio se apelará da multa à Corte Européia de Primeira Instância. A multa foi imposta porque a Comissão considerou que a Microsoft teve práticas comerciais que foram contra leis de defesa da competição.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
ADSL MODEM DLINK 500B - INSTALAÇÃO BÁSICA
Como este modem vem sendo muito utilizado pela Telemar para implantação do Velox, vamos fazer alguns artigos para os usuários conhecerem melhor este modelo, facilitar as configurações que ele permite, e claro, tirar maior proveito do equipamento.
Iremos começar com a instalação inicial (básica) do modem e depois faremos artigos posteriores abrangendo a área de compartilhamento (configuração do modem como roteador), atualização de firmware, etc.
Vale lembrar que muitas das informações que forem passadas aqui são muito similares para os demais modelos da DLINK (muda pouca coisa como por exemplo senhas, e endereço do DHCP), bem como são similares também com outros modems ADSL (mudam alguma coisa nas telas, além de outras poucas coisas, mas o "conceito", é similar), além é claro de também poderem ser aplicadas em outras empresas de telefonia (iremos colocar as informações que já obtivermos).
No caso de querer discutir mais sobre este assunto, ou no caso de dúvidas, entre no FÓRUM BOADICA, e coloque sua dúvida LÁ!
Primeiro vamos ver o equipamento em si. Abaixo vemos a caixa como veio ao ser comprada!
Como falado anteriormente, este modelo é muito utilizado nas conexões ADSL da Telemar/OI, ou seja, o Velox, e por isto pode vir no pacote várias referencias e material sobre o Velox (propaganda, CD, etc.).
Vale lembrar que o modelo que é fornecido pela Velox, ou que seja comprado contendo o KIT DA Velox, só se diferencia do "modelo genérico" 500B pelo userid/senha que é utilizado no mesmo... mais tarde veremos isto.
O equipamento vem com fonte de alimentação, um manual básico e um CD com o "KIT VELOX". No caso de utilizar o Windows XP, não é necessário a instalação do CD, basta criar uma conexão de rede padrão ADSL (veremos como fazer).
É importante lembrar que "neste" pacote, que recebemos, veio junto, e você irá precisar, de um cabo de rede RJ45, para conectar o micro no modem, bem como de um cabo RJ11 para conectar o modem na linha telefônica. Como pode haver diferenças para outros "kits", lembre de verificar se possui estes componentes.
Uma característica interessante neste modelo 500B (em diferenciação ao modelo anterior 502G que era utilizado), é um botão para ligar/desligar o modem. No modelo antigo não havia esta chave, e para desligar o modem, somente retirando o conector da fonte de alimentação.
Abaixo listamos a ficha técnica do produto para os que gostam de detalhes. Vale lembrar que ele funciona para redes ADSL até 8Mbps de Download e 640Kbps de Upload.
Bom, com o produto em mãos vamos então à instalação.
Neste artigo iremos fazer a instalação "básica" dele, ou seja, assumindo que você só tem 1 computador para conectar na internet. Nesta modalidade, a configuração que vem padrão no modem, é chamada de BRIDGE, e atende à esta necessidade. Em artigos seguintes, veremos como configurar ele de outras maneiras (no caso, roteador).
Veja no artigo ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET os diferentes tipos de conexão que podem ser feitas no caso de ser mais de 1 micro a usar a banda larga. Se você for utilizar a internet/banda larga, sozinho, ou seja, não precisa compartilhar com outro micro, a melhor maneira, é instalar como bridge mesmo que é a instalação padrão (sempre haverá a possibilidade de se mudar o modo de conexão).
A utilização do modem, será da seguinte maneira:
A conexão VERMELHA, é o cabo de rede RJ45 e a conexão representada por um "raio amarelo" aí no desenho é a conexão com a sua linha telefônica que possui o Velox utilizando o cabo RJ11 de telefone.
OBS: Lembre que a linha telefônica liga direto no modem! Não utilizar o filtro na conexão da linha com o modem. O filtro é para a conexão do TELEFONE com a linha e não do modem.
Bom, após ligar os cabos RJ45 e RJ11 no modem, ligue o mesmo na tomada, que ele realizará um "boot", e começará a tentar se conectar com a rede ADSL da Cia telefônica. Você poderá verificar que os leds da frente do modem irão piscar até ficar aceso fixo da seguinte maneira:
- O primeiro led (POWER) acenderá quando você ligar o modem
- O segundo led (ADSL) irá ficar aceso fixo quando o modem conseguir conexão com a sua Cia telefônica. Caso a banda larga (ADSL) não esteja ativada ou esteja com problemas, ele ficará piscando.
- O terceiro led (DATA) fica "piscando" conforme haja movimento de dados entre seu computador e a rede ADSL (internet)
- O quarto led (Ethernet), é aceso quando você conecta a porta RJ45 do modem no micro
Assim, depois do "boot" inicial, o seu modem deverá apresentar o primeiro, o segundo e o quarto leds acesso permanentemente.
Agora vamos criar uma conexão para ele no seu Windows para que você possa navegar na internet.
Uma das opções é instalar o CD que vem junto com o aparelho, que basicamente é colocar o cd e seguir os procedimentos da tela, mas como alguns compram o modem sem o CD do provedor, resolvi colocar aqui a opção mais genérica de instalar a conexão com a banda larga em ADSL. Caso você tenha um micro com Windows 98, Me, ou outro, pode ser interessante, mas se você tiver instalado um micro com Windows XP ou Vista, crie uma conexão manual que é bem simples.
Primeiro vá no painel de controle, e chame as conexões de rede:
Na janela que irá abrir, clique na opção de utilizar o "Assistente para novas conexões".
Com este assistente você poderá fazer a conexão com a banda larga (além de outras coisas mais tarde). No momento vamos utilizar a opção de "Conectar-me à Internet".
Ao invés de usar o CD, vamos criar a conexão manualmente...
No caso em questão, vamos criar uma conexão de banda larga. Este tipo de conexão fornecida pelas Cias Telefônicas, utilizam o ADSL, e precisam que o micro que está conectado no modem, faça uma conexão passando nome de usuário e senha. Existem conexões de banda larga que não precisam passar usuário e senha, pois estão permanentemente conectados, mas não é este caso aqui.
Agora defina um nome para esta conexão (você poderá ter vários tipos de conexão com a internet no mesmo micro).
Para facilitar, coloque logo o nome de usuário e senha, para que não precise colocar estas informações todas as vezes que fizer a conexão.
Selecione para criar um atalho para esta conexão à internet no seu ambiente de trabalho,
Pronto. Você finalizou a criação da sua conexão com a internet, utilizando um modem ADSL, no padrão BRIDGE.
Estando com o modem conectado como mostrado lá em cima do artigo, basta clicar 2 vezes neste ícone da conexão que seu micro se conectará à internet:
Antes de se conectar, é interessante você verificar se a sua conexão de rede local está em ordem com relação aos protocolos e endereços IPs. Chame as propriedades da sua conexão de rede:
E na janela que abrir, verifique as propriedades do protocolo TCP/IP. Basta marcar o protocolo na aba REDES, e clicar em propriedades.
As conexões neste tipo de configuração que estamos utilizando, devem estar sempre marcadas as opções de: "obter um endereço IP automaticamente" e "Obter o endereço dos servidores DNS".
Pronto. Modem, instalado, configurado e já colocando o micro para conectar à internet.
Nos próximos artigos veremos então como configurar este modem para funcionar tanto como ROTEADOR como para BRIDGE. Vamos ver como fazer as 2 configurações, e nos artigos seguintes, vamos ver outros tipos de customizações como redirecionamento de porta, etc.
Fonte: www.BoaDica.com.br
CONHECENDO AS MEMÓRIAS DDR2
As tecnologias em informática estão sempre evoluindo e se adaptando as necessidades dos usuários que se tornam cada vez mais exigentes, vamos conhecer nesse texto a nova tecnologia de memórias DDR2.
DDR2 SDRAM é o acrônimo para Double-Data-Rate (2) synchronous dynamic random access memory.
Vamos usar uma tabela comparativa para ilustrar bem as diferenças entre as memórias DDR que temos hoje em dia e as DDR2 que estão chegando ao mercado. Mais à frente, darei maiores detalhes.
Característica | DDR | DDR2 |
Taxa de transferência de dados | 266, 333, 400MHz | 400, 533, 667, 800MHz |
Formato do chip(encapsulamento) | TSOP | BGA |
Voltagem | 2,5V | 1,8V |
Densidade (tamanho) | 64MB-1GB | 256MB-4GB |
Latência CAS (CL) | 2, 2.5, 3 | 3, 4, 5 |
Latência Adicional (AL) | Não | 0, 1, 2, 3, 4, 5 pulsos de clock |
Prefetch | 2 bits | 4 bits |
Latência de leitura | Igual a CAS | CL + AL |
Latência de escrita | Fixa | Latência de leitura menos 1 pulso de clock |
Rajada de dados (em bits) | 2, 4, 8 | 4, 8 |
No que se refere a taxa de transferência de dados, podemos ver um claro aumento na largura de banda. Vamos aos cálculos:
400Mhz x 8Bits = 3200Mbps
800Mhz x 8Bits = 6400Mbps
Temos então um “vencedor” no quesito largura de banda, some o fato da mudança no formato do chip (encapsulamento) de TSOP (Thin Small Outline Package, que vocês conhecem como aquele chip preto de formato retangular) para o formato BGA (Ball Grid Array, que é identificado pelo seu formato quadrado e pequeno em relação ao TSOP), que permite maior controle na integridade do sinal e calibração dos mesmos.
TSOP | BGA |
Podemos ainda somar o fato de suportar maiores “tamanhos” na capacidade da memória.
Então, tendo isso em vista podemos dizer que as memórias DDR2 são uma incrível melhoria tecnológica? Isso irá depender do tipo de aplicação em que serão utilizadas.
Notem que não só as características desejadas aumentaram, mas também as indesejáveis, que são os tempos de acesso, leitura e escrita (latências).
Com isso, temos por um lado uma enorme melhoria para as aplicações que são famintas por largura de banda, porém as altas latências inerentes a construção das DDR2 irão penalizar em muito as aplicações que fazem acessos aleatórios à memória (que são 99% das aplicações do dia-a-dia e jogos). Porém a evolução das especificações das DDR2 estão diminuindo esses problemas, e o fator largura de banda a partir das DDR2 800 faz com que o problema das latências sejam minimizados.
Outro ponto que não irá nos agradar é o fato das DDR2 e DDR1 não serem compatíveis entre si. O que pode significar ter que trocar de placa-mãe ou até mesmo processador e placa-mãe no caso dos atuais AMD64.
As memórias DDR2 tem 240 pinos contra 184 das DDR1, possuem terminações elétricas embutidas em seus chip’s (on-die-terminations), para com isso evitar que ocorra propagação do sinal e eventuais ruídos.
Um detalhe interessante é que a arquitetura dos processadores Intel, por ainda depender da controladora de memória integrada ao chipset, ou seja, depende do chipset para o processador se comunicar com as memórias, e outros fatores inerentes aos seus processadores faz com que eles sejam pouco penalizados pelas altas latências das memórias DDR2.
Enquanto os processadores AMD 64 (tecnologia Hammer), por terem a controladora de memória integrada ao processador, ou seja, o processador fala direto com as memórias, são beneficiados com várias características, porém sofrem muito mais com essas altas latências.
Ter a controladora de memória integrada ao processador é uma evolução que a Intel aparentemente não tem como escapar, logo, outros tipos de memória já estão sendo planejados e testados pela própria Intel, como a FB-DIMM por exemplo. E a AMD esté desenvolvendo o projeto da Z-RAM que irá permitir entre outros fatores, um aumento da memória cache do processador, tornando-o menos dependente do acesso à memória.
No geral posso dizer sim que a chegada das memórias DDR2 representa um ganho aos usuários devido ao seu menor consumo, menor taxa de erros (um dos maiores fatores das altas latências é o controle de erros) e seu incrível aumento na largura de banda, mesmo que nos deixe com o sentimento que poderiam ser melhores se as latências fossem menores.
Mas nada que a contínua evolução não nos traga em breve!
Maiores detalhes:
Windows XP Live USB
Descrição: Pra quem queria um Windows XP rodando do PenDrive ta aí…Testado e aprovado pelo blog BaixeBR, basta alterar na BIOS a sequência do BOOT.
Formatar o pendrive no formato FAT
*Tamanho: 57MB
*Hospedagem: Rapidshare
Fonte de Consulta: EduardoGonçalves
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Estado do Rio entrega laptops aos professores, mas há queixas de falta de treinamento e internet lenta
RIO - O governo do Estado do Rio está despejando 31 mil laptops sobre os professores das escolas da rede pública, com previsão de outros dez mil em nova licitação. Segundo a Secretaria de Estado da Casa Civil, foram inicialmente investidos cerca de R$ 70 milhões na empreitada - R$ 1.900 por computador, em média. Mais de 1.430 escolas foram contempladas. A iniciativa é mais do que válida - mas sempre há uns poréns e a idéia, aqui, é justamente contribuir para que o serviço melhore.
Vamos por partes. Os laptops foram fabricados pela Positivo ou pela CCE, adquiridos via Investiplan - escolhida em licitação através de pregão eletrônico. Na configuração, processador Celeron M440, com 512MB de memória e 80GB de disco rígido. O sistema operacional é o Windows XP Pro com o MS Office, e junto com o notebook vem um modem USB da Oi com acesso internet sem fio e gratuito para os professores. Completa o kit um CD com um curso de informática e um passo-a-passo para usar a máquina, dividido em quatro módulos. O notebook tem gravador de CD e leitor de DVD.
Mas como os professores estão vendo tudo isso? Alguns com bons olhos, outros nem tanto.
- A configuração da máquina é boa, mas a conexão de internet está muito lenta - comenta o professor de História Marcello Rangel. - Nominalmente, aparece como 236Kbps (a velocidade da tecnologia EDGE de telefonia celular, usada no modem), mas na prática alcança no máximo a de um modem de 56K. Ou seja, uma conexão discada... Testei no velocímetro do RJNET e não passei de 30Kbps.
O repórter verificou a mesma discrepância no notebook do professor de sociologia André Ferreira. André, aliás, tinha apenas começado a usar o notebook e não sabia como fazer a conexão de internet no laptop com o modem sem fio. O próprio repórter fez a conexão e aproveitou para mostrar-lhe como atualizar o antivírus que vem com o notebook, o AVG Free 7.5. A versão do antivírus estava completamente desatualizada e enviava mensagens de alerta logo que o notebook era ligado. E a atualização demorou bom tempo, já que a conexão com a internet estava bem lenta.
- Posso garantir que a maioria de meus colegas não está feliz com esse notebook. Vários são idosos e não sabem como mexer na máquina; outros estão preocupados com a segurança - diz André, que trabalha numa escola estadual em Itaboraí. - Até por conta disso, o notebook nos foi entregue em sacos pretos de lixo, meio escondido, por receio de roubo.
Receio que tem fundamento: semana passada, foram furtados 20 laptops da Escola Estadual Herbert de Souza, na Tijuca. Marcello confirma o que André comentou e disse também ter recebido o notebook num saco preto.
O problema da velocidade também ocorre no interior. Gustavo Cardoso de Matos, professor de Física em Bom Jesus do Itabapoana, disse que a velocidade da rede torna impossível trabalhar direito.
- Meu acesso não passa de 55Kbps. Outro dia, abri o site do Instituto de Física da Uerj para dar uma aula sobre eclipses disponível na página, em Flash - conta Gustavo. - Abri o primeiro slide e comecei a explicação. Quinze minutos depois, cliquei para passar para o segundo slide... que só surgiu quando faltavam cinco minutos para a aula acabar.
A secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, diz que o problema da velocidade tem a ver com a instalação das antenas da tecnologia EDGE, que somente em agosto estarão disponíveis em todos os municípios. Ex-presidente do Proderj, Tereza assumiu a secretaria há apenas dois meses. Em entrevista ao InfoEtc, ela diz que tecnologia é uma ferramenta, não um fim em si.
Lucro do Yahoo cresce 282% no 1º trimestre
Os resultados incluem um ganho de US$ 401 milhões relacionados à oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Alibaba.com, no qual o Yahoo tem uma participação controladora.
A receita do período terminado em março subiu 8,7%, de US$ 1,67 bilhão para US$ 1,82 bilhão. A receita líquida do Yahoo!, que exclui pagamentos feitos a outros websites para adquirir tráfego, cresceu para US$ 1,35 bilhão.
Excluindo itens especiais, o Yahoo! afirmou que os ganhos foram de US$ 0,11 por ação. Analistas estimavam ganhos de US$ 0,09 por ação e US$ 1,32 bilhão em receita líquida, de acordo com a Thomson Reuters. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
EUA terão sistema de emergência por SMS
O sistema funcionaria em todo o país, anuncia a FCC (Federal Communications Commission) no site IntoMobile.
Provedores de internet sem fio também poderiam participar do programa, que inclui avisos de desastres naturais, ataques ou atividades terroristas, a até mesmo seqüestro de crianças, serviços que serão opcionais aos usuários, conforme noticiou o Engadget Mobile. Os assinantes poderão escolher receber as mensagens de acordo com seu plano telefônico, e as operadoras poderiam ter que fornecer sinais de alerta tanto vibratórios como em formato de áudio, para atender a todo tipo de pessoa.
As mais famosas empresas de celular dos Estados Unidos, como Sprint, T-Mobile, Verizon e AT&T anunciaram sua participação no programa assim que aprovado oficialmente pela FCC, relatou o site da CNN.
Uma agência federal, ainda a ser escolhida, prepararia as mensagens que seriam enviadas às companhias de telefone, disse o porta-voz da FCC. Uma vez eleita a agência, todas as operadoras deverão se adequar ao sistema em até 10 meses.
Fonte: Geek
terça-feira, 22 de abril de 2008
Wi-Fi em pleno ar
As tecnologias usadas para levar a internet para dentro do avião variam do satélite às próprias redes celulares. Na aeronave, o sinal será distribuído por Wi-Fi.
Entre as empresas que pretendem estrear o recurso no próximo trimestre estão a American Airlines, a Alaska, a Southwest e a Virgin America. A estimativa de preços deve ficar entre 6 e 13 dólares por vôo.
No ano passado, a companhia JetBlue também começou a oferecer Wi-Fi em alguns vôos. E de graça. A iniciativa é patrocinada pelo Yahoo! e pela RIM, a dona do BlackBerry.
por Débora Fortes, Info Exame
Com portabilidade, 20% devem mudar de tele
Os dados foram levantados pela Morgan Stanley, que ouviu clientes das operadoras.
O movimento terá maior impacto sobre a base de clientes da Brasil Telecom. Segundo o estudo, a medida terá impacto neutro para as operadoras Vivo, Claro e TIM e poderá ser positiva apenas para a Oi.
A pesquisa ouviu clientes de celular do Brasil e do México, já que ambos vão iniciar o processo de portabilidade no mesmo período.
Enquanto a média dos que declaram ter planos de mudar de operadora com o recurso ficou em 20 por cento no Brasil, no caso da Brasil Telecom o índice foi de 29 por cento --o maior entre as operadoras. A Oi, por sua vez, foi a que apresentou menor índice de possíveis desistências: 18 por cento.
A média dos usuários que definitivamente não têm planos de trocar de operadora ficou em 48 por cento no Brasil e 46 por cento no México, segundo a pesquisa.
De acordo com os clientes consultados, o preço dos planos no Brasil é o principal motivo que vai levá-los a trocar de operadora, enquanto no México a insatisfação está ligada à qualidade da rede das operadoras.
No México, a operadora com menor índice de insatisfação apontada na pesquisa foi a América Móvil, que no Brasil controla a Claro. Do total de entrevistados, 13 por cento dos clientes da América Móvil disseram estar dispostos a trocar de operadora, enquanto 44 por cento não têm planos de mudar.
Em relação aos clientes de modelos pré e pós-pagos, a pesquisa não detectou variação significativa no Brasil: 21 por centos dos clientes de pós-pago e 20 por cento dos de pré-pago têm planos de mudar de operadora com a portabilidade. No México, entretanto, a diferença é maior: 17 por cento de pós-pagos e 12 por cento de pré-pagos querem mudar.
O estudo ainda detectou que usuários mais velhos estão menos dispostos a trocar de operadora, enquanto homens estão mais propensos à troca do que as mulheres. Quanto menor a renda do usuário, mais ele se diz disposto a migrar para outra empresa de telefonia.
O estudo da Morgan Stanley ouviu 1.009 consumidores do México com mais de 13 anos de todas as classes sociais em fevereiro deste ano, assim como 1.500 clientes brasileiros.
EXEMPLO DE OUTROS PAÍSES
Para o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, avaliar o que aconteceu em outros países pode ser uma boa forma de se preparar para a reação do consumidor à chegada da portabilidade.
Ele citou o exemplo do Japão. "A entrada da portabilidade, associada a uma oferta agressiva de serviços de terceira geração, fizeram com que a Softbank --terceira maior operadora do país-- passasse a crescer mais que a líder NTT DoCoMo", apontou.
A Softbank ainda não ultrapassou a DoCoMo, mas liderou a adição de clientes no primeiro trimestre deste ano, com 972 mil novos assinantes, de acordo com a consultoria. A primeira colocada, no entanto, ainda tem quase três vezes o número de clientes da terceira. Enquanto a DoCoMo tinha 53,3 milhões de assinantes em março, a Softbank tinha 18,58 milhões.
De qualquer forma, Tude não espera grandes mudanças nas taxas de troca de operadoras no Brasil porque "o país tem 80 por cento de assinantes pré-pagos", clientes que já não têm uma relação de fidelidade com a operadora e, por isso, não se sujeitariam a pagar para manter o número da linha, acredita. O preço que o usuário terá de pagar para preservar o número ainda não está definido no país.
Reuters
eBay pensa em vender Skype
Um dos mais famosos sistemas VoIP (serviço de telefonia peer-to-peer) do mundo e precursor da "moda" de falar pela internet, o Skype permite ligações gratuitas de computador a computador, e cobra preços baixos em ligações para telefones comuns e celulares. Mesmo com tanta inovação, desde sua compra em setembro de 2005, o eBay não parece ter se dado bem ao investir US$ 3,1 bilhões em dinheiro na aquisição.
Para o site TechCrunch, o eBay falhou ao tentar encontrar caminhos para utilizar o Skype para manter seu modelo de negócio. O site The Register vai além e cogita que o sistema de pagamento eletrônico PayPal também poderia entrar na roda de negociações disponíveis.
"O Skype é um ótimo negócio para funcionar de forma independente. O que estamos testando este ano são sinergias. Se essas sinergias forem fortes o suficiente, manteremos o Skype em nosso portfólio. Se não, o venderemos", afirmou John Donahoe, CEO do eBay ao Financial Times.
Rumores citados no site Seeking Alpha comentam sobre a possibilidade de estar em andamento uma aliança entre o Skype e o Google.
Geek
Homem-Aranha enfrenta vilões inéditos no retorno aos games
Os produtores afirmam que Peter Parker, o sujeito por trás da máscara, vai enfrentar inimigos que nunca apareceram em jogos anteriores do Aranha. Não existe uma lista de personagens da Marvel que estarão presentes, mas Luke Cage e Kingpin não ficarão de fora.
Em 2007 a Activision lançou dois jogos do herói: "Spider-Man 3" e "Spider-Man: friend or foe", jogos que davam liberdade de ação ao aracnídeo. No novo jogo, ele também poderá se deslocar pelos prédios da metrópole lançando teias e escolhendo o melhor caminho, mas terá mais opções.
No site oficial (http://www.seizecontrol.com) o jogador pode escolher quais serão os próximos trailers lançados. A intenção é que a comunidade participe das "decisões" até que o jogo chegue às lojas.
Os produtores dizem que, além de melhorar suas habilidades com o passar das fases, o Homem-Aranha também vai poder escolher entre a abordagem "politicamente correta" e a "sem paciência nenhuma". As conseqüências dos atos serão refletidas na população, que poderá admirar ou temer o herói.
G1
Mario Kart Wii sai em 27 de abril nos EUA
Foi anunciada pela Nintendo a data 27 de abril para o lançamento do jogo Mario Kart Wii, mais nova continuação para Wii da série de corrida estrelada pelos personagens de Super Mario. Mario Kart Wii custará cerca de US$ 50 nos Estados Unidos.
O dia marcará também a chegada do acessório Wii Wheell ao país, um objeto plástico em forma de volante que servirá para o encaixe do controle Wii Remote.
Mario Kart Wii contará com 32 pistas, sendo metade delas inédita e a outra parte recriações de circuitos já conhecidos. Além disso, os usuários poderão, pela primeira vez, pilotar motocicletas, logicamente com incrementos na dificuldade.
Fonte: Olhar Digital
Mozilla espera que o Brasil ajude na expansão do Firefox
Para os funcionários da Mozilla, o crescimento da utilização do Firefox se deu pelos seguintes fatores: recorrentes problemas de segurança nos browsers mais usados e referências informais dadas pelos usuários, que estão mais cientes das diferentes ferramentas de navegação. Além disso, os executivos falaram sobre a customização do Firefox para segurança no acesso a conteúdos, o que possibilita aos pais um maior controle sobre o que os filhos acessam na rede. A Mozilla ainda visa à ampliação do acesso à web para dispositivos móveis.
Fonte: iMasters
Super 3G chega à velocidade de 250 Mbps em transmissão
Para a realização dos testes são utilizadas quatro antenas conhecidas como Mimo (Multiple-Input Multiple-Output), além de uma estação-base de transmissão e outra estação-base de recepção com 20MHz de largura de banda, a máxima permitida pelos novos padrões de Super 3G. A DoCoMo pretende continuar a testar as conexões de comunicação de uma base a outra e a funcionalidade das aplicações em ambientes internos e externos.
A Super 3G representa uma evolução em relação ao High-Speed Downlink Packet Access (HSDPA) e ao High-Speed Uplink Packet Access (HSUPA), protocolos da W-CDMA, que são considerados tecnologias originais para a transmissão de blocos de informação 3G. A Super 3G, que também é conhecida como Long Term Evolution (LTE, evolução de longo prazo, em português), tem sido padronizada pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP), que já apresenta algumas especificações centrais aprovadas.
Fonte: ADNews
Motorola anuncia plataforma compatível com WiMAX e LTE
"Estamos desenvolvendo soluções de produtos com a tecnologia LTE, com base na nossa experiência em OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) e no sucesso com o WiMAX 802.16e”, disse Fred Wright, vice-presidente sênior de Home & Networks Mobility da Motorola. “Com nossos produtos LTE, podemos reutilizar quase 75% do software básico de aplicação e tecnologia que desenvolvemos para WiMAX, acelerando assim os esforços de desenvolvimento. Por exemplo, a nova plataforma comum de banda larga sem fio será implementada comercialmente nas redes WiMAX neste ano, seguida da aplicação LTE, que estará disponível no final de 2009. Isso nos permitirá instalar a segunda sobre uma plataforma já testada em campo.”
As soluções LTE da Motorola são compostas por uma plataforma comum de banda larga sem fio e uma seleção de opções de rádio que inclui antenas inteligentes e tecnologia wireless MIMO (multiple input, multiple output). O portfólio inclui estruturas e frames de rádios, bases de rádios remotos e rádios localizados na parte superior das torres para suportar uma ampla variedade de cenários de implementação de LTE por meio de novos espectros disponíveis, bem como os espectros existentes GSM ou CDMA
A solução WiMAX da Motorola é formada por uma série de configurações de pontos de acesso, tanto na parte superior da torre quanto na superfície, que utilizam MIMO B ou tecnologias de antenas inteligentes e podem ser operados nas bandas de freqüência 2,3 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz.
Para obter mais informações sobre as soluções LTE da Motorola, visite: www.motorola.com/lte e www.motorola.com/experiencelte. Se quiser saber mais a respeito das soluções wi4 WiMAX e MOTOwi4™, visite: http://direct.motorola.com/hellomoto/motowi4.
Fonte: Olhar Digital
Google é eleita a marca mais poderosa do mundo pela segunda vez seguida
NOVA YORK - O site de buscas na internet Google foi eleito a marca mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo no levantamento Brandz Top 100. O ranking, feito pela empresa de pesquisa em marketing e consultoria Millward Brown, lista as cem marcas mais valiosas, em dólares. O valor combinado de todas elas somou US$ 1,94 trilhão, em 2008, um crescimento de 21% em relação a US$ 1,6 trilhão de 2007.
A Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, permaneceu no topo da lista. A marca foi avaliada em US$ 71,4 bilhões, cifra 30% superior à de 2007. A General Eletric (GE) manteve sua colocação: ficou em segundo lugar, vendo seu valor crescer 15%, para US$ 71,379 bilhões. A Microsoft teve a terceira colocação, avaliada em US$ 70,887 bilhões, com valorização de 29%.
Em nota, a Millward Brown ressaltou que será preciso ficar de olho em marcas de países emergentes, como o Brasil, nos próximos anos. Entre as mais promissoras, a empresa cita Brahma, Petrobras e Bradesco.
O relatório também menciona o forte crescimento do valor das marcas asiáticas. Sete empresas que aparecem entre as cem mais poderosas neste ano vêm de Japão, Coréia e Hong Kong. Elas agregam um valor de US$ 11 bilhões para o ranking, com expansão de 7%. No entanto, o valor das quatro marcas chinesas que estão na lista cresceu 51%, somando US$ 124 bilhões. De acordo com o relatório, China Mobile, Bank of China, China Construction Bank e ICBC "estão apenas começando a se expandir para outros países e têm um forte potencial pela frente".
Microsoft confirma XP SP3 para semana que vem
Essa informação foi publicada por Chris Keroack, Release Manager do Windows XP, no blog oficial da TechNet.
Site mostra os carros mal-estacionados pelas ruas
No blog podem ser vistas imagens de carros dos mais variados tipos, estacionados por cima de calçadas, ocupando mais de duas vagas em estacionamentos públicos e até um cujo motorista não se incomodou de deixar seu veículo em frente a uma lixeira: nem os moradores conseguem colocar o lixo, nem o lixeiro consegue levá-lo embora.
Os criadores do site advertem que não defendem nenhum tipo de depredação ou dano a bens alheios, e que o objetivo do site é "mostrar parte da falta de civismo e respeito na hora de estacionar o carro, coisa que acontece às vezes com todos nós".
Basta se inscrever no site e enviar as fotos. Quem se interessar, pode receber as informações via RSS ou e-mail, diariamente.
Terra
Programas de informática são a nova arma da Polícia Civil
Com os novos equipamentos, os policiais produzem filmes que parecem documentários sobre o trabalho desenvolvido nas investigações. São gravações de imagens e escutas telefônicas em uma seqüência explicativa, acompanhada de trilha sonora.
Pioneiro no trabalho, o inpetor Reinaldo Leal explica que a idéia surgiu para melhorar as investigações:
- O CD é anexado ao inquérito. Com a imagem, fica mais fácil para os promotores e juízes. Sintetizamos a investigação em alguns minutos.
Experiência começou há cinco anos
Para montar o DVD sobre a investigação, o inspetor Leal conta com uma sala especial dentro da delegacia da Gávea. Lá, ficam guardados o computador, com dois monitores interligados, as câmeras, o gravador, o rastreador e até mesmo um telescópio. Na primeira vez em que a tecnologia foi usada, em 2003, tudo ainda era novidade e o trabalho não tinha qualidade. Cinco anos depois, todos os policiais da 15ª DP levam as câmeras para a rua.
- Já está na mecânica de trabalho da equipe. Quem vê o trabalho final não imagina que a polícia possa fazer isso - disse Alexandre Estelita, chefe de investigações da delegacia.
Trabalhando no computador de casa ou na delegacia, Leal demora até três dias para terminar o vídeo sobre as operações. Para o trabalho ter qualidade, o material precisa estar pronto antes das prisões. A imagens são mostradas para toda a equipe.
- Aprendi tudo sozinho. Atualmente, participo de fóruns na internet ensinando algo o que aprendi - disse o inspetor, que já foi responsável por um curso para outros policiais na Academia de Polícia (Acadepol).
Vídeos aceitos como provas pela Justiça
O trabalho na Acadepol surtiu efeito e outras delegacias já estão preparando materiais parecidos no Rio. O delegado Deoclécio de Assis, que fazia parte da mesma equipe até assumir a titularidade da DPCA, acredita que a produção dos vídeos facilita o trabalho de investigação, porque podem ser usados como prova na Justiça.
- Quando era só escuta (dos suspeitos), a defesa alegava que as vozes não eram dos acusados. Agora, não tem mais jeito, a imagem diz tudo. É um instrumento de provas poderoso para os juízes - afirmou o delegado.
Segundo Deoclécio, os advogados de defesa dos suspeitos sempre tentam acusar os policiais de invasão de privacidade, por causa das filmagens, mas não conseguem atrapalhar a investigação.
- Quando a situação é flagrante, a defesa não pode fazer nada. Serve como prova - disse Deoclécio.
Na DPCA, os inspetores Celso e Pires ficaram responsáveis pelos vídeos da delegacia durante as investigações.
Camilo Coelho - Extra
Videogame 2.0: faça seu próprio jogo
Cada vez mais a distribuição digital de jogos se fortalece, ganhando a atenção de jogadores. E o combustível para essa revolução digital são games caseiros, feitos na garagem ou no quarto por pessoas comuns, como você. O próprio estereótipo do programador, o nerd clássico que fica recluso atrás do PC em uma sala apertada e escura, está caindo por terra. Os novos gênios dos games têm vida social, amigos e estão longe de serem bitolados.
GAME DE GARAGEM
Nunca foi tão simples fazer um game. Com uma boa idéia, uma boa dose de esforço e algumas ferramentas, qualquer pessoa pode fazer um joguinho. Basta vontade. Quem conhece um pouco de programação pode até fazer jogos elaborados, como jogos de luta com centenas de combinações de golpes ou até gráficos tridimensionais.
Antes, os games independentes ficavam restritos ao reino dos PCs, estocados em sites obscuros e sem muita projeção. Mas a situação mudou consideravelmente nos últimos anos, com os consoles de última geração. Com canais exclusivos para jogos mais simples, as grandes empresas de games – Microsoft, Sony e Nintendo – viram uma excelente oportunidade de fidelizar os jogadores e ao mesmo tempo ganhar dinheiro.
Um game disponibilizado pela rede online dos consoles custa muito menos que um game vendido na loja, especialmente se for feito por um programador independente. Um jogo casual é vendido por preços menores que R$ 20 e a metade desse valor fica com a empresa fabricante do videogame. Parece pouco, mas já tem gente fazendo dinheiro com essa onda e galgando espaço profissional por conta disso.
Essa é a esperança da equipe responsável por TriLinea, um jogo brasileiro feito por uma equipe de jovens gamers. O game é tão caprichado que chamou a atenção da Microsoft, que o mostrou como exemplo de game de garagem bem feito.
O Link prepara você para a nova fase dos jogos, a dos videogames 2.0. Aperte Start.
Jocelyn Auricchio, Estadao
Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com pilotos
Lasers de mão potentes, incluindo aqueles utilizados por astrônomos, serão listados como armas proibidas no Estado de New South Wales com risco de pena de mais de 14 anos para quem carregá-los sem permissão.
"É um ato covarde que poderia resultar em resultado pavoroso. É necessário apenas uma fraca de segundo para que o piloto fique temporariamente cego, o que poderia ter conseqüências catastróficas", disse o premier do Estado Morris Iemma.
Diversos pilotos relataram recentemente ter sido prejudicados por lasers intensos no momento da decolagem ou do pouso, e a polícia pediu ajuda a agências de inteligência para ajudar a combater o que os jornais chamar de "lunáticos do laser".
O último incidente ocorreu ao sul de Sydney no fim de semana, quando um helicóptero de ambulância foi atingido por um feixe verde.
Reuters
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Microsoft processa mãe holandesa por uso de MSN
Segundo a agência AFP, a Unicaresoft Corporation comercializa há duas semanas o Benzoy, um conjunto de programas que permite aos pais limitar o tempo que seus filhos passam na rede ou usam para participar de chats, e também permite verificar as páginas visitadas e filtra grupos de palavras nas mensagens instantâneas.
O processo contra os nomes dos domínios na Internet comprados pela Unicaresoft Corporation para comercializar o Benzoy diz respeito ao uso do nome MSN, uma marca registrada pelo gigante americano.
As informações são do Terra
Linux fica mais fácil de instalar
Rio - Contagem regressiva para o lançamento da nova versão de uma das distribuições Linux mais amigáveis, e adotadas do mundo. Na próxima quinta-feira, 24 de abril, chega ao mercado a versão final do Ubuntu 8.04, agora com atrações a mais para quem sempre quis experimentar o Linux, mas teve medo de causar algum dano ao computador. O sistema também roda a partir do CD, sem instalação alguma, e pode ser instalado a partir do Windows, sem danificar o atual sistema operacional.
“O objetivo é simplificar ao máximo a instalação, que parece ser a maior barreira para os novos usuários. Se ele errar ao particionar o disco e perder os arquivos que tem, ele desiste do Linux para sempre”, explica o administrador de sistemas Licio Fernandes, 22 anos, membro do conselho de representantes dos desenvolvedores Ubuntu no Brasil.
Com o assistente de instalação Wubi, a etapa de particionar o disco rígido é eliminada. O primeiro passo é baixar o arquivo ISO de graça na Internet e gravá-lo em CD. Para experimentar o sistema operacional livre sem instalá-lo, inicie o computador pelo CD. O processo exige mais memória RAM, o desempenho é inferior, e não é possível alterar configurações, mas dá para salvar os arquivos criados e alterados em disquete, CD ou pen drive.
A instalação a partir do Windows é ainda mais fácil. Coloque o CD no drive e escolha a opção para instalar o Ubuntu dentro do Windows, o espaço que será ocupado no HD, nome do usuário e senha. O sistema operacional é instalado como um programa qualquer. “Na verdade, o Wubi cria um arquivo dentro do Windows e ali instala o Linux”, explica Licio.
E pode ser desinstalado como tal no Painel de Controle. A instalação tem 724,2 MB. O sistema ocupa cerca de 2 GB, mas é bom reservar espaço para os arquivos que serão criados e gravados.
APLICATIVOS PARA NAVEGAÇÃO, TRABALHO E LAZER
O Ubuntu 8.04 traz um pacote de programas para acessar a Internet e tarefas de trabalho e lazer. Entre os atualizados estão o browser Firefox Beta 4, o cliente de e-mail Evolution, o cliente de torrents Transmission e o gravador de CD e DVD Brasero, que tem recursos similares ao popular Nero. Também estão lá o OpenOffice (para textos, planilhas e apresentações) e o Gimp, para edição de imagens. Um dos aplicativos que chamam a atenção é o simpático PidGin, para mensagens instantâneas. Ele é compatível com todos os protocolos (como MSN, GoogleTalk, Yahoo, entre outros) e permite reunir todos os contatos de todas as redes num só lugar.
Dell amplia parcerias com varejistas na China e se aproxima de 12 mil lojas distribuindo seus PCs
SÃO PAULO - A segunda maior fabricante de PCs do mundo, a Dell, anunciou planos para intensificar suas parcerias com varejistas na China. A idéia é ampliar a oferta de computadores nas principais cidades do país.
Em nota, a empresa afirma que vai começar a vender seus aparelhos pela rede Suning e ampliar sua parceria com a Gome, a maior varejista de eletrônicos do país. Além disso, fechou acordo para distribuição de seus produtos pelas redes Hontu, Wuxing, Micheng, Heng Chang e Heyong.
No início do mês, segundo a Dell, seus produtos estarão em mais de 900 lojas da Gome. Na Suning, os PCs da empresa serão vendidos inicialmente em mais de 300 lojas no país.
O mercado chinês de consumo de eletrônicos continua a experimentar um crescimento animador, disse o vice-presidente e diretor-geral de Vendas e Marketing da empresa, Michael Tatelman. É ótimo ver a marca Dell associada às maiores varejistas da China, que oferecem acesso a nossos produtos para uma audiência mais ampla de consumidores chineses, acrescentou.
Segundo a Dell, em breve seus produtos estarão disponíveis em mais de 12 mil lojas de varejo em todo o mundo. Há pouco menos de um ano, a empresa abandonou sua estratégia de apenas realizar vendas diretas - por telefone ou internet - e apostar em parcerias com distribuidores.
De acordo com a empresa, a filosofia da venda direta, tratada como segredo de seu sucesso, não deixou de ter validade. Ela diz, porém, que a mudança foi importante para atender um público consumidor que não era contemplado pelo modelo, especialmente em países emergentes, como o Brasil e a China. Aqui no país, a empresa firmou, no final do ano passado, acordo para distribuir seus PCs pela rede Wal-Mart.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Deputado consulta Anac e Anatel sobre uso de celular no espaço aéreo brasileiro
RIO - A liberação do uso de telefone celular a bordo de aviões no espaço aéreo da União Européia, abrangendo os 27 países que integram o bloco europeu, ganhou simpatizantes no Brasil. O deputado Otávio Leite (PSDB/RJ) encaminhou ofício para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pedindo esclarecimentos sobre a possibilidade de o Brasil adotar a mesma medida. Na opinião do parlamentar, a inovação seria bem-vinda no espaço aéreo brasileiro, "desde que as tarifas cobradas pelas operadoras para chamadas em vôo não sejam abusivas e que os usuários não perturbem os outros passageiros com o serviço".
- É óbvio que avanços tecnológicos para o bem-estar das pessoas são sempre bem-vindos. Mas o uso do celular em pleno vôo pressupõe pelo menos dois fatores. O primeiro é a segurança. É compatível? O segundo ponto é saber qual seria a tarifa praticada. É claro que não pode ser abusiva. Essas são perguntas que cabem à Anac e Anatel responderem.
Outra preocupação destacada pelo deputado se refere à privacidade dos passageiros a bordo. Segundo Otávio Leite, é preciso que as tecnologias possam prever limites e as equipes de bordo orientem os clientes quanto ao uso de cada serviço.
- Muitas pessoas falando ao mesmo tempo (ao celular) não poderia interferir na tranqüilidade dos outros passageiros? - questionou o deputado.
O parlamentar reconhece que o Brasil deve acompanhar as tendências tecnológicas, ao mesmo tempo em que é preciso garantir a eficiência de cada sistema, mas reconhece que o acesso à internet pode ser um serviço mais imediatamente demandado por passageiros brasileiros do que a telefonia celular a bordo:
- Vamos ficar de olho na União Européia, que ainda está na fase de experiência e adaptação. De qualquer forma, acho que, em um primeiro passo, disponibilizar um ponto de internet para os passageiros seria ótimo.
*com colaboração de Cristina Massari, O Globo Online
domingo, 20 de abril de 2008
HP fabricará notebooks com 3G no Brasil
A HP já está fabricando no Brasil uma linha de notebooks com modem 3G integrado. O HP Compaq 6910p, que tem um perfil high end, voltado ao mercado corporativo, chegará ao mercado nos próximos dez dias custando cerca de R$ 5 mil.
O computador será vendido com um chip GSM da TIM, que lançou nesta quarta-feira (16/03) sua rede 3G na freqüência de 850 MHz. A empresa oferecerá um teste gratuito do serviço por três meses.
Segundo Renato Ciuchini, diretor de planejamento estratégico e novos negócios da TIM, já no mês de maio, uma versão para os consumidores finais também deve ser lançada.
De acordo com Cláudio Carneiro, gerente de notebooks para o mercado corporativo da HP, parcerias com outras operadoras estão sendo estudadas e a venda do equipamento sem o chip da TIM será feita de acordo com as necessidades dos clientes corporativos. A marca Compaq foi trazida de volta ao mercado brasileiro pela HP no fim de 2007. A família do 6910 é fabricada no País desde o mês de agosto.
Carneiro afirma que a expectativa é de que nos primeiros meses sejam vendidas algumas centenas de unidades do equipamento, número que deve crescer com a aceitação dos usuários. Segundo ele, na linha de montagem, a integração do chip é semelhante à de um dispositivo de conexão Wi-Fi ou Bluetooth e ele sai mais barato que um modem externo. "Produzindo em volume, o custo ainda é mais baixo", comenta.
Para ele, a incorporação de modens 3G aos notebooks seguirá tendência semelhante à do Wi-Fi, com a vantagem de se ter acesso em qualquer lugar onde a rede está disponível e não em alguns pontos como aeroportos e cafés, como no caso do Wi-Fi.
Segundo recente estudo patrocinado pela Microsoft e pela GSM Association, os notebooks com chips 3G embutidos poderiam vender 46,5 milhões de unidades no mundo em 2008. Dos participantes da pesquisa, 60% comprariam um pacote de voz e dados com seu notebook. Já apenas 15% desejam comprar um equipamento adicional para fazer a conexão à banda larga móvel.
Converter FLV do YouTube ou Google Video
sábado, 19 de abril de 2008
Yudu Freedom - Transforme seus arquivos PDF em apresentações em flash
Essa ferramenta converte facilmente seus arquivos PDF em apresentações em flash, basta fazer o upload do arquivo pdf informar seu e-mail, e em instantes você receberá em sua caixa de entrada o link para baixar, compartilhar sua apresentação.
Confira em: Yudu
Ver vídeos removidos do YouTube
Então é assim, existe duas formas de ver esses vídeos. A forma mais simples e “limpa”, e enquanto isto for possivel será a melhor solução, basta digitar kiss no link do vídeo do YouTube. Por exemplo, temos o seguinte vídeo que tenha sido removido pelo YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=sIJKxvUmh-M
Para ver o vídeo basta fazer o seguinte:
http://www.kissyoutube.com/watch?v=sIJKxvUmh-M
Além de ver o vídeo, poderá fazer o download, enviar por email e converter para iPod.
A outra forma é aceder ao site do Delutube e colocar a ID do vídeo. No caso do vídeo anterior, a ID seria sIJKxvUmh-M, ou seja, qualquer que seja o vídeo, a ID será sempre o que vem a seguir ao “watch?v=”. E colocar essa ID no site do Delutube. Atenção, nem sempre o Delutube encontra esses vídeos.
Bastante fácil de usar!!!
Converta suas apresentações PowerPoint em um vídeo
Converta suas apresentações PowerPoint em um vídeo - Leopoldo Moreira
E.M. Free PowerPoint Video Converter é um sofware para Windows que converte facilmente uma apresentação PowerPoint em um vídeo.
Free PowerPoint Video Conveter como o nome já diz é um programa gratuito e funciona com a versão do PowerPoint superior ao 2000.
Clique aqui para baixar e começar a usar.
Via: maestroalberto
Philips mostra painel de toque ao estilo Minority Report
Como a interface deixa de ser uma coisa meramente gráfica nesse novo painel da Philips, valorizam-se toques e movimentos que podem ampliar, distorcer e até animar as figuras na tela. Seguindo essa linha intuitiva, basta colocar o dedo na tela e mandar o que está na tela para a pessoa desejada, sem ter de ler e organizar listas enormes de e-mails. Os endereços eletrônicos, nesse caso, ficam armazenados junto com a própria foto.
Até o ato de escrever um bilhete deixa de ser uma tarefa comum. A tela é sensível aos toques da caneta, o que rende mensagens manuscritas, muito mais particulares do que os textos digitados no teclado.
Passando os dedos na tela e realizando simples movimentos como arrastar e colar, os usuários que hoje encontram dificuldades com itens como computadores e controles serão os grandes beneficiados com a novidade. É como se a tendência fosse eliminar controles, fios e o produto fizesse cada vez mais parte do organismo humano.
O painel foi mostrado pela Philips durante uma prévia da exposição The Simplicity, que será aberta ao público, em São Paulo, entre os dias 21 e 26 de abril. O painel ainda é um protótipo e, portanto, não tem preço ou previsão de comercialização.
Redação Terra
Passageiro de avião já pode falar ao celular
A tecnologia ainda precisa ser aprimorada e vai demorar para o serviço estar plenamente difundido, mas a permissão para o uso de celular a bordo dos aviões na Europa, na semana passada, já provoca polêmica.
A União Européia foi a primeira região do mundo a acabar com as restrições, que até então eram impostas com o argumento de que os sinais poderiam interferir nos equipamentos de bordo dos aviões. De acordo com os reguladores europeus, além de não provocar interferências, o celular pode servir como uma proteção contra o terrorismo. O maior problema, contudo, não são os terroristas, mas os passageiros tagarelas. O uso generalizado de celulares poderá acabar com um dos poucos refúgios públicos de tranqüilidade.
Mas, por enquanto, a preocupação é apenas européia. Nos Estados Unidos, o uso é proibido por dois órgãos reguladores: da aviação e de telecomunicação. No Brasil, também existe a proibição, mas a chegada do empresário David Neeleman, americano nascido no Brasil, ao mercado talvez possa acelerar a corrida tecnológica em céus nacionais. O fundador da JetBlue, que pretende lançar uma companhia no Brasil em janeiro do ano que vem, é um apaixonado por tecnologia. Os aviões da nova empresa, jatos E-195 da Embraer, serão equipados com um sistema de televisão ao vivo, disponível em monitores individuais em cada assento. A JetBlue foi a primeira companhia a oferecer esse serviço no mundo, em 2005. Hoje, a JetBlue está testando o uso de internet e de troca de e-mails em aparelhos como Blackberry.
A TAM diz que iniciou estudos para a implementação de telefonia celular e internet a bordo. “Estamos também em contato com as agências reguladoras das referidas áreas (Anac, de aviação, e Anatel, de telecomunicações) para discutir o assunto”, afirmou a empresa, por meio de sua assessoria.
A Gol ainda não tem planos de oferecer o serviço, mas pretende esperar o aprimoramento das tecnologias para fazer qualquer investimento. “A tecnologia está em processo de mutação e estamos em um momento de definição sobre qual será a melhor tecnologia para os próximos anos. É difícil prever quando vamos introduzir qualquer desses serviços”, disse o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, em uma entrevista recente ao Estado.
Na Europa, a AirFrance é a primeira companhia aérea européia a oferecer o serviço de telefonia, em parceria com uma empresa chamada OnAir, especializada em telefonia a bordo de aviões. Mas a companhia francesa está tendo o cuidado de testar a preferência do consumidor. Faz uma série de testes e pesquisas para saber se a preferência é apenas pelo serviço de texto ou se texto e voz.
Os testes começaram em dezembro. Por três meses, foi possível mandar e receber mensagens de texto e e-mails. No início de abril, começou a segunda fase, com o serviço de voz.
Para poder fazer ou receber chamadas, basta ao usuário ter acordos de roaming. A ligação é cobrada normalmente na conta do celular - e não sai barato. O minuto do roaming a 39 mil pés custa 3.
A Lufthansa decidiu que não pretende oferecer o serviço. A empresa disse que tomou a decisão após passageiros manifestarem claramente a insatisfação com a possibilidade de serem incomodados com a conversa no assento ao lado.
Para receber sinal em pleno vôo, os aviões precisam estar equipados com uma espécie de “mini torre” de celular, conectada a um satélite, que, por sua vez, fará a ligação com as redes terrestres. O comandante do vôo terá o poder de ligar e desligar o serviço quando achar necessário.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Lucro do Google pode estimular negociação Microsoft-Yahoo!
SÃO PAULO - Os resultados melhores do que esperado apresentados na quinta-feira pelo Google podem estimular as negociações entre o Yahoo! e a Microsoft, mas analistas alertaram que não se deve extrair tantas informações das notícias do Google. No final de janeiro, a Microsoft fez uma oferta de US$ 42,5 bilhões pelo Yahoo!.
O surpreendente balanço do Google forneceu evidências de que o mercado para anúncios online permanece forte, apesar do enfraquecimento da economia norte-americana. Esse fato contradiz as declarações da Microsoft de que o valor do Yahoo! diminuiu em razão da economia mais fraca e de uma desaceleração nos negócios de publicidade online.
No entanto, analistas afirmam que não se deve fazer um paralelo entre o Google e o Yahoo! porque o Google possui um negócio de anúncios online muito mais forte e mais equilibrado geograficamente. A receita do Yahoo! é mais dependente do mercado norte-americano. "Eu não antecipo que o Yahoo! e a Microsoft terão resultados tão bons quanto os do Google. Há muito mais incertezas sobre o mercado de publicidade online", disse Rob Sanderson, analista da American Technology Research.
O balanço do Google foi divulgado apenas alguns dias antes de o Yahoo! anunciar seus resultados do primeiro trimestre, na terça-feira, e a Microsoft publicar o seu, na quinta. Além disso, na próxima sexta-feira acaba o prazo que a Microsoft deu ao Yahoo! para aceitar sua proposta.
Rio lidera crescimento da banda larga
A meta é integrar ao processo, até setembro deste ano, seis dos dez municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Queimados.
Os quatro municípios restantes da região - Japeri, Paracambi, Magé e Guapimirim - deverão estar com conexão à internet banda larga até o final de dezembro.
A informação foi dada hoje à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, o professor Franklin Dias Coelho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), após participar do seminário Digital Cities, no Rio.
O projeto foi aprovado em novembro do ano passado pelo governador Sérgio Cabral Filho. Franklin recordou que a experiência começou na cidade de Piraí. A partir daí, foi elaborado todo o projeto de integração digital para os 92 municípios fluminenses. A expectativa é que ele esteja concluído até 2010.
Hoje, revelou Franklin, Piraí é um município cujos prédios públicos são totalmente cobertos com sistema digital sem fio. A rede da cidade tem 520 quilômetros quadrados e todas as áreas urbanas e rurais são cobertas.
“Todas as escolas têm laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem. Ou seja, não é apenas um lugar de acesso à internet. Mas é um lugar de produção de conteúdo, no qual os professores e os alunos interagem”, salientou o professor.
Um segundo município do estado do Rio - Rio das Flores – já iniciou o processo de digitalização e tem 70% de cobertura, a maior parte na área urbana.
“O caminho construído pela experiência de Piraí está sendo trabalhado agora para o estado todo”, disse o coordenador do projeto. Para tanto, o Rio de Janeiro foi dividido em 15 regiões.
Segundo Franklin, o processo de preparação das licitações de equipamentos para o primeiro módulo do projeto na Baixada Fluminense já está em andamento. “Toda a arquitetura de rede está desenhada e agora vamos caminhar para o processo de implantação mais completo.”
Num primeiro momento, informou ele, os investimentos estão sendo feitos pelo governo estadual. O custo estimado da implantação da internet banda larga nos seis municípios da Baixada é de R$ 3 milhões. Ainda não foram definidas, acrescentou o professor, as regiões que serão atendidas pelo projeto em 2009.
De acordo com Franklin, já há negociações para participação do governo federal no projeto. “Certamente há a intenção do governo federal de apoiar o projeto”. Essa parceria, assinalou, poderá começar neste ano.
Franklin destacou que o projeto Cidades Digitais é uma ação do estado do RJ, e não de governo. “Não pode ficar restrito a uma gestão”. Por ser estratégico, ressaltou, o projeto exige o envolvimento das prefeituras.
O professor da UFF salientou ainda que é preciso criar condições para o andamento do projeto. Entre elas, citou a gestão de rede, o desenvolvimento de conteúdo, a capacitação de professores e a integração com projetos pedagógicos nas escolas. “Ele não é um projeto tecnológico. A base é tecnológica. Mas ele é um projeto que cria uma nova dinâmica nas cidades”.
Na avaliação de Franklin, o recente acordo firmado entre o governo e as operadoras de telefonia fixa para instalação de backhauls, ou troncos de infra-estrutura de rede banda larga, em todos os municípios brasileiros, vai facilitar o processo. “O acordo é complementar e não tem a abrangência do projeto”.
A transformação do Rio de Janeiro no primeiro estado totalmente digitalizado do país é factível, disse Franklin.
Observou, porém, que a concretização dessa meta vai exigir capacidade operacional e agilidade do próprio estado. Não se trata, segundo o professor, de apenas digitalizar. “Mas fazer, principalmente, com que ele [Rio de Janeiro] se torne um estado inteligente”.
Agência Brasil
Endereços de IP podem acabar em três anos
A solução, segundo relataram companhias de tecnologia no site Network World, seria o uso do IPv6 (a versão 6 do protocolo IP), mais abrangente que o IPv4, sistema utilizado atualmente, que suporta 4 bilhões de endereços.
Entre as vantagens do uso da nova versão do protocolo, estão o espaço de endereçamento com tamanho de 128 bits, qualidade e maior variedade de serviços, melhor criptografia de dados e maior mobilidade, como pode ser lido na Wikipédia.
Na Conferência Mundial do IPv6 em Pequim neste ano, profissionais trataram a situação como uma crise, e não como um evento previsto de mercado, como relatou o site The Inquirer, o que pode indicar que a transposição para o IPv6 deve acontecer de maneira apressada e pouco controlada.
O governo dos Estados Unidos da América determinou que todas as suas agências federais devem oferecer suporte ao protocolo IPv6 até 2008. Em entrevista, Sandeep Singhal, diretor da rede Windows da Microsoft, disse que companhias estão perdendo tempo, pois deveriam estar desenvolvendo softwares para IPv6 desde já.
Geek
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Rio quer ser primeiro estado com internet em todos os municípios, diz professor
RIO - O Rio de Janeiro caminha para se tornar o primeiro estado totalmente digital do país. A meta é integrar ao processo Rio Digital, até setembro deste ano, seis dos dez municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Queimados. Os quatro municípios restantes da região - Japeri, Paracambi, Magé e Guapimirim - deverão estar com conexão à internet banda larga até o final de dezembro.
A informação foi dada nesta quinta-feira, pelo coordenador do projeto, o professor Franklin Dias Coelho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), após participar do seminário "Digital Cities", no Rio.
O projeto foi aprovado em novembro do ano passado pelo governador Sérgio Cabral Filho. Franklin recordou que a experiência começou na cidade de Piraí. A partir daí, foi elaborado todo o projeto de integração digital para os 92 municípios fluminenses. A expectativa é que ele esteja concluído até 2010.
Hoje, revelou Franklin, Piraí é um município cujos prédios públicos são totalmente cobertos com sistema digital sem fio. A rede Piraí Digital tem 520 quilômetros quadrados e todas as áreas urbanas e rurais são cobertas.
- Todas as escolas têm laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem. Ou seja, não é apenas um lugar de acesso à internet. Mas é um lugar de produção de conteúdo, no qual os professores e os alunos interagem - salientou o professor.
Um segundo município do estado do Rio - Rio das Flores - já iniciou o processo de digitalização e tem 70% de cobertura, a maior parte na área urbana.
- O caminho construído pela experiência de Piraí está sendo trabalhado agora para o estado todo - disse o coordenador do projeto.
Para tanto, o Rio de Janeiro foi dividido em 15 regiões. Segundo Franklin, o processo de preparação das licitações de equipamentos para o primeiro módulo do projeto na Baixada Fluminense já está em andamento.
- Toda a arquitetura de rede está desenhada e agora vamos caminhar para o processo de implantação mais completo.
Num primeiro momento, informou ele, os investimentos estão sendo feitos pelo governo estadual. O custo estimado da implantação da internet banda larga nos seis municípios da Baixada é de R$ 3 milhões. Ainda não foram definidas, acrescentou o professor, as regiões que serão atendidas pelo projeto em 2009.
De acordo com Franklin, já há negociações para participação do governo federal no projeto.
- Certamente há a intenção do governo federal de apoiar o projeto.
Essa parceria, assinalou, poderá começar neste ano. Franklin destacou que o projeto Cidades Digitais é uma ação do estado do RJ, e não de governo.
- Não pode ficar restrito a uma gestão.
Por ser estratégico, ressaltou, o projeto exige o envolvimento das prefeituras. O professor da UFF salientou ainda que é preciso criar condições para o andamento do projeto. Entre elas, citou a gestão de rede, o desenvolvimento de conteúdo, a capacitação de professores e a integração com projetos pedagógicos nas escolas.
- Ele não é um projeto tecnológico. A base é tecnológica. Mas ele é um projeto que cria uma nova dinâmica nas cidades.
Na avaliação de Franklin, o recente acordo firmado entre o governo e as operadoras de telefonia fixa para instalação de backhauls, ou troncos de infra-estrutura de rede banda larga, em todos os municípios brasileiros, vai facilitar o processo.
- O acordo é complementar e não tem a abrangência do projeto.
A transformação do Rio de Janeiro no primeiro estado totalmente digitalizado do país é factível, disse Franklin. Observou, porém, que a concretização dessa meta vai exigir capacidade operacional e agilidade do próprio estado. Não se trata, segundo o professor, de apenas digitalizar.
- Mas fazer, principalmente, com que ele [Rio de Janeiro] se torne um estado inteligente.
TV paga disputa clientes com maior e menor poder de compra
SÃO PAULO - No espaço de uma semana, Net e TVA, duas das maiores operadoras de TV por assinatura do país, anunciaram produtos para consumidores de alta renda. Mas ambas brigam também na ponta inferior da cadeia de poder de compra, com oferta de pacotes de serviços inferiores a R$ 50.
O diretor de produtos e serviços da Net Serviços, Márcio Carvalho, argumenta que a estratégia comercial da empresa não pode se restringir a uma ponta ou outra. "A gente está crescendo onde tem espaço", afirmou, mencionando a classe C como o segmento com mais potencial.
Principal operadora de TV paga do Brasil, com 46% do mercado, a Net busca aproveitar o momento de crescimento do poder aquisitivo para garantir ocupação maior da sua rede de cabos. A rede passa hoje por nove milhões de domicílios em 79 cidades, sendo que 6 milhões desses têm cabos bidirecionais, permitindo serviços de banda larga e TV digital.
Mas a ocupação dessa rede é ainda de 40%, já que a Net tem 2,4 milhões de assinantes de TV paga. Carvalho recusou-se a divulgar uma meta para a ocupação da rede, mas disse que a média na Europa, que se repete entre as classes A e B atendidas pela Net, é de 70% a 80%.
De olho no consumidor que tem renda familiar de mil reais e passou a comprar computador e a contratar conexão residencial com a Web, a Net se propôs a oferecer este ano pacote de serviços combinados de TV, telefonia IP e Internet rápida - o chamado "triple play" - por R$ 39,90.
Essa oferta está sendo contestada pela Telefônica, sócia da TVA, no Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar). Uma decisão deve sair na quinta-feira, segundo Carvalho. No ano passado, o Conar havia acatado representação da Net contra propaganda da Telefônica.
O que chamou de "mudança significativa" da Net, avançando sobre um "um público onde não conseguia atuar", é o que tem incomodado a concorrência, na avaliação do executivo. E ele fez um alerta: "A TVA não vai jogar sozinha. Tudo o que eles fizerem, vamos olhar."
Além de ter uma oferta de R$ 49,90 por um pacote de 42 canais para quem contratar banda larga, a TVA disputa com a Net o consumidor de alto poder aquisitivo em São Paulo.
Na semana passada, a TVA anunciou serviços de TV baseados no protocolo Internet (IPTV) sobre a rede de fibra ótica da Telefônica no sofisticado bairro dos Jardins. Nesta quarta-feira, a Net apresentou equipamento de gravação de imagens em alta definição, o HD Max.
"A nossa é a melhor oferta para a área dos Jardins", afirmou Carvalho em entrevista. O lançamento está previsto para as próximas semanas também em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
O equipamento é importado do México, onde é produzido pela Cisco, via Miami. Uma fatia não divulgada dos investimentos de R$ 750 milhões previstos pela Net para o ano será colocada nessa importação. Parte do equipamento é subsidiada, mas ainda assim o HD Max será fornecido em comodato mediante adesão de R$ 799 dividida em 10 vezes.
O usuário terá que pagar também uma mensalidade de R$ 19,90 pelo serviço de gravação. Alternativamente, no entanto, pode assinar pacotes de serviços combinados, com esses custos incluídos, por valores que começam em R$ 399. A Net também anunciou um canal próprio de filmes em alta definição e negocia com a HBO.
Às 16h27, as ações da Net exibiam alta expressiva de 6,56%, cotadas a R$ 19,50. No mesmo horário, o Ibovespa registrava valorização de 2,51%.