da Folha Online
O Google está desenvolvendo uma ferramenta para oferecer o serviço de buscas por arquivos de MP3 na China. A idéia é fornecer músicas de maneira legal –não está claro se o serviço, o primeiro em que o Google oferece buscas de MP3, será gratuito.
Segundo o site Sina.com, o objetivo é competir com o Baidu.com, principal site de buscas da China, em que a seção de MP3 é uma das mais importantes –é responsável por 30% do tráfego de dados do site. Entretanto, o serviço tem sofrido com ações judiciais de grandes empresas de música, acusado de violar direitos autorais.
O serviço do Google deve apostar na qualidade das buscas, para evitar um grande número de resultados para pesquisas, fato que irrita usuários e dificulta a seleção dos arquivos.
O Sina.com afirma que o Google China negocia com grandes gravadoras para disponibilizar o serviço e que já concordou em dividir com as empresas a receita publicitária vinda dessas buscas. Oficialmente, a empresa diz que não vai lançar a seção até que chegue a um acordo razoável com as gravadoras.
A China é a líder mundial em número de internautas, com mais de 250 milhões de usuários. O gigante asiático roubou a posição dos Estados Unidos, que possui 215 milhões de usuários da rede.
O Centro de Informação sobre a Internet da China indicou em seu último estudo que o país é também o maior em número de assinantes de banda larga, com 214 milhões, mais de 80% do total de internautas chineses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário