quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Computador de dois mil anos calculava Olimpíadas

Artefato encontrado em um navio naufragado calcularia fenômenos astronômicos e também seria utilizado para definir a época em que os jogos do Olimpo deveriam ocorrer. Artefato tem mais de dois mil anos de idade. Máquina é considerada por muitos como o primeiro computador já feito pelo homem.

A calculadora foi encontrada em um naufrágio na Grécia em 1901, contudo a sua utilização para determinar a data das Olimpíadas era desconhecida até então, diz o PC World. Naquela época os jogos marcavam o início de um período de quatro anos chamado Olimpíada, que se iniciava na lua cheia mais próxima ao solstício de verão, o que implicava em cálculos astronômicos de complexidade considerável.
De acordo com a Wikipédia, o aparelho, conhecido como Antikythera, data de 150 a 100 a.C. e é feito de bronze. Contém cerca de 82 partes, segundo o site da revista National Geographic. Um exame 3D detalhado, realizado pelo projeto Antikythera Mechanism Research (antikythera-mechanism.gr) revelou inscrições nas camadas inferiores das engrenagens que apontam sua utilização para definir a época dos jogos. "É uma indicação clara da utilização do conhecimento para relacionar o tempo e espaço humanos ao céu.", dizem os pesquisadores segundo o site. A descoberta aumenta ainda mais o que temos catalogado do já vasto campo de conhecimento dos antigos gregos.
O site eWeek relembra que as primeiras Olímpíadas ocorreram em 776 a.C., segundo historiadores, até que foram proibidas pelo Império Romano por volta de 394 d.C.
Após tanto tempo, relatos de equipamentos com tal complexidade só ocorrem com o surgimento dos relógios de catedrais, na Idade Média.
As próximas Olimpíadas ocorrem a partir do dia 8, em datas nada relacionadas a solstícios. O governo chinês, anfitrião dos jogos este ano, escolheu o dia por sua pronúncia em mandarim se parecer com a da expressão "tornar-se rico" na língua.

 

Revista Geek

Nenhum comentário: