PARIS (AFP) — A China tem quase um terço das páginas da internet infectadas no mundo, e os internautas que estão no país para assistir aos Jogos Olímpicos devem se manter em alerta máximo, recomendou nesta terça-feira a empresa de segurança em informática Sophos.
Segundo o relatório semestral de segurança da empresa, a China é a segunda colocada entre os países mais afetados por vírus na web, depois dos Estados Unidos e antes da Rússia e da Alemanha.
No primeiro semestre de 2008, a China tinha 31,3% de sites infectados por "malware" (softwares nocivos tipo vírus, spyware, troyanos) no mundo. Em 2007, a China era a primeira na classificação, com 53,9% das páginas infectadas do mundo, lembrou a Sophos.
"Os cibercriminosos, hackers ou spamers não hesitam em explorar os acontecimentos da mídia, sejam políticos, ambientais ou esportivos, para tentar que suas vítimas cliquem acidentalmente em suas armadilhas, chegando assim a páginas infectadas que descarregam programas nocivos", advertiu a Sophos.
"Os visitantes dos sites dos Jogos não devem esquecer as medidas de segurança elementares ao acessar a internet através dos canais wi-fi de cybercafés ou hotéis, ou quando usarem seus computadores e telefones de terceira geração", lembrou o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário