sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aprenda a se livrar de erros ‘chatos’ do Windows

Pego do G1, Blogs e Colunas, Tira-Duvidas de Fernando Panissi

Olá, leitores.

Hoje é sexta-feira, e é dia de pacotão de dúvidas. Quase todas hoje lidam com mensagens ‘chatas’ do Windows. Mas as soluções estão aqui! Vamos a elas:

>>>> Disco externo incômodo
Tenho um HD externo. Quando retiro os arquivos desse HD, não consigo removê-lo com segurança. O Windows diz que algum programa está acessando o HD. Como faço pra resolver isso? Obrigado,
Silvio

Silvio, muitas vezes, mesmo fechando todas as janelas do Windows Explorer, ainda enfrentamos este problema para remover com segurança as unidades externas conectadas pela porta USB. Isso se deve ao fato de algum programa ainda estar acessando o disco e o sistema operacional, por segurança, impossibilita a remoção para evitar que os dados fiquem corrompidos.

Um dos programas que mais geram este tipo de problema são os de indexação, que ficam observando os arquivos em disco para deixar as buscas nas pastas mais rápidas. Mas há uma vasta gama de outras situações que podem gerar este problema, por isso, vou apresentar uma solução mais genérica e que cabe perfeitamente no seu caso.

img01_unlocker_080808.jpg

Você pode fazer isso por meio de um programa chamado Unlocker . Ele detecta quais aplicativos estão acessando uma determinada unidade de disco, dando a você a opção de “destrancar” de forma segura a unidade, podendo assim removê-la fisicamente do computador.

A instalação do programa é bem simples. Não leva nem um minuto, e na seqüência o programa estará disponível para uso.

Basta clicar, no Windows Explorer, com o botão direito do mouse sobre a unidade que deseja remover. No menu de contexto será apresentada a opção Unlocker, e clicando nela uma janela como a ilustrada ao lado será aberta. Basta clicar no botão desbloquear todos, e na seqüência executar o procedimento de padrão de remoção de hardware pelo assistente do próprio Windows. Certamente a mensagem de “ocupado” não será mais apresentada.

Evidentemente que este programa vai funcionar até certo limite. Se um programa realmente estiver gravando no disco, o Unlocker não vai liberar o recurso para você remova o dispositivo.

Para mitigar esta questão, convém parar o “vilão” que comentei no começo da resposta, o serviço de indexação do Windows:
·    Clique em iniciar e depois em configurações e em seguida em painel de controle;
·    Clique no ícone de ferramentas administrativas e depois no ícone serviços;
·    Localiza o serviço de indexação e, com duplo clique no item, mude o status para parado (pressionando o botão correspondente) e;
·    Mude o tipo de inicialização para manual;
·    Finalize clicando em Ok.

>>>> Pastas vazias
Tenho uma dúvida a respeito do programa Glary Utilities recomendando por você aqui no blog. No programa existe a opção “Encontrar e remover pastas vazias no Windows”, porém tenho medo que isso possa trazer algum problema ao sistema ou deixá-lo instável, pois existem pastas vazias dentro do Sytem32 como por exemplo LogFiles, 3com-dmi e outras pastas como TEMP e MSXML 4.0. O sistema de repente pode utilizar uma pasta vazia?

No geral achei o programa ótimo, ajudou muito removendo arquivos de registro e arquivos temporários, entre outros. Desde já, muito obrigado.
Juliano Maciel

Juliano, o sistema operacional protege as pastas e arquivos vitais para sua estabilidade, fazendo com que programas como o Glary Utilities não consigam remover o que não deveriam. Assim como o SBR File Compare, que citei neste post, capaz de remover arquivos duplicados, esses programas são muito úteis para mantermos os nossos arquivos organizados.

>>>> Lento…
Olá, Fernando. Queria saber como faço para resolver o problema que a tempos me aflige: quando clico com o botão direito do mouse sobre algum arquivo ou pasta, demora muito para aparecerem as opções. Já fiz uma limpeza geral com o MVRegclean e com o Advanced Windows Care V2 Personal, mas não adiantou nada; também já passei o Norton e ele não encontrou nada, passei também o scandisk e novamente não tive sucesso. Outro fator, que eu não sei se é relevante, é o fato de que sempre que eu ligo meu PC aparece uma mensagem dizendo que o sistema se recuperou de um erro.
Ronaldo

Ronaldo, pode ser que um problema não tenha relação com o outro, então, vamos por partes.

Limpando o menu de contexto do Windows Explorer (famoso botão direito do mouse): muitas vezes, o menu do botão direito fica lento por ter muitos elementos nele. A solução mais simples é eliminar os itens que não usamos mais. Para isto existe um programa muito interessante, chamando FileMenuTools. Ele é super completo, e atende perfeitamente a sua necessidade.

Se você tem dificuldade com inglês, é possível baixar um pacote de idioma que traduz o programa para o português. Basta colocar o conteúdo do arquivo ZIP na pasta: C:\Arquivos de programas\LopeSoft\FileMenu Tools\lang\ . Ao reiniciar o programa, mude o idioma no menu Options: selecione Languages e altere para Português.

img02_filemenu_080808.jpg

Para editar as opções do menu, clique na aba Comandos de outros aplicativos (representado em cinza na ilustração acima). Ali existe uma pasta para cada item do Windows Explorer que possui um menu de contexto. Expandindo cada uma das pastas (clicando no sinal de +), você vai ver os programas executados, basta desmarcá-los. Ao efetuar qualquer alteração, um ícone verde no canto superior esquerdo do programa ficará ativo, ao clicá-lo as alterações serão salvas e seus menus alterados.

Agora, com relação ao problema reportado ao iniciar o computador, o procedimento apresentado a seguir certamente irá solucionar a questão:

Tendo posse do CD de instalação do Windows, execute o comando SFC /SCANNOW (digitando-o no menu executar que pode ser aberto clicando no botão iniciar, seguindo a opção executar). Após as atualizações no sistema, reinicie o computador e verifique se o problema persiste.

>>>> Pragas virtuais

Olá, Fernando. Meu PC começou a dar um erro no explorer.exe e diz que ele precisa ser fechado. Isso acontece toda vez que abro o Windows Explorer. Já tentei o comando SFC /SCANNOW e nada adiantou, você tem alguma outra sugestão?
Brayan Costa da Silva

Brayan, provavelmente seu sistema está com algum tipo de praga virtual, vírus, spyware… A melhor solução neste caso é rodar um programa antivírus, como o AVG e depois um bom programa antispyware. Faça isso em modo de segurança, e nesta ordem que apresentei. Para iniciar o computador em modo de segurança, fique pressionando a tecla F8 logo após a tela da BIOS, e no menu que for apresentado, selecione a opção de modo de segurança. Depois da verificação completa do PC, recomendo rodar novamente o comando SFC /SCANNOW também no modo seguro.

>>>> Perfil falso no Orkut
Olá, estou com problemas no Orkut. Alguém criou um falso perfil com meu nome completo, dados pessoais,e até minhas fotos. Já denunciei varias vezes, e até amigos meus denunciaram abuso, de falsa identidade, porém meu “perfil falso” continua lá há meses. Alguém tem uma solução pra isto?
Lia

Lia, esta acusação é grave e importante de se esclarecer o que fazer, pois quem criou este perfil cometeu um crime de falsidade ideológica. O que recomendo em uma situação como esta é, em primeiro lugar, denunciar no próprio Orkut, depois tirar uma cópia de tela do Orkut, como evidência. Você pode fazer isso teclando ALT+PrintScreen e colando o resultado no Microsoft Paint (clique em iniciar, depois em programas seguindo até o menu acessórios e depois abra o Paint).

Por fim, vá a uma delegacia munida de seus documentos e faça um Boletim de Ocorrência para formalizar a queixa contra o falsário. Por fim, procure um advogado para lhe orientar a como interagir com o Google afim de eliminar este perfil falso.

Terça-feira a coluna estará de volta. E vamos conversar aqui um pouco sobre um assunto polêmico e interessante: O controle e bloqueio que o Governo chinês faz no acesso a internet no país. Vou abordar de uma forma técnica porém simples como isso é possível e quais os meios que as pessoas daquele país encontram para acessarem a grande rede de forma livre e irrestrita.

Até lá.

Nenhum comentário: